quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

CRENÇAS LIMITANTES




Hoje falaremos da mente humana, ainda que superficialmente, haja vista  que, o assunto é inesgotável, tão fascinante quanto intrigante, nesse contexto abordaremos o tema das crenças limitantes.

O que vem a ser crenças limitantes?

Vamos por partes, para termos uma compreensão salutar, que atenda o interesse desse momento.

Crença: é tudo aquilo que acredita ser verdade, ou na possibilidade de algo ou alguma coisa.

Limitante: é aquilo que se limita, ou seja, é algo que demarca, que fixa, que estipula, enfim...tudo que se impõe limite.

CRENÇAS LIMITANTES
São as percepções construídas que se fundamentaram nas nossas memórias de prazer e de dor. Um truque psicológico usado pelo nosso cérebro com o intuito de nos proteger. Muitas vezes, as crenças limitantes agem no subconsciente, induzindo a uma zona de conforto com o intuito de nos manter em segurança e evitar riscos. Por outro lado, impede o crescimento pessoal e a conquista de objetivos. Podem ser:

  • Hereditárias
  • Sociais
  • Pessoais.
CRENÇAS HEREDITÁRIAS


São aquelas que a pessoa ouve dos pais e tudo mais que observa no meio familiar, as quais ficam registadas para toda a vida, representadas pelas seguintes frases:

1 – Você não faz nada direito
2 – Você deixa tudo pela metade
3 – Você nunca vai conseguir ninguém
4 – Tem que seguir o exemplo do seu irmão
5 – Você é burro
6 – Você é igual a seu pai, puxou tudo o que ele tem de ruim
7 – Tal pai tal filho.

Além da convivência com situações que envolvem: traição, brigas por dinheiro, excesso ou ausência de regras, relação com comida e injustiças.

CRENÇAS SOCIAIS

São as crenças populares impostas pela mídia ou pela sociedade. Como por exemplo:

1 – O mundo é perigoso.
2 – Os ricos são mais felizes.
3 – Você só será aceito se for magro(a).
4 – Os homens são todos iguais.
5 – para se ter valor, você tem que ser perfeito em tudo; tem que ser competente, idealizador, capaz, hábil, enfim, tudo que o torne um vencedor.
6 –quando as coisas não são da forma que deveriam, ou que gostaríamos que fossem. Surge a ideia de que é uma catástrofe, de algo terrível, inconcebível.
7 – atribuir defeitos as pessoas, antes mesmo de conhecê-las induzindo que podem ser: más, perversas e “velhacas”, etc.
8 – diante de certas responsabilidades induz-se que é mais cômodo evitá-las, do que enfrentar as dificuldades, dissabores, para alcançar o resultado.
9 – Julgar que uma situação vivenciada por alguém, em que se teve um resultado ruim, pode acontecer com outras pessoas, ou seja, que pode ter os mesmos fatores semelhantes.
10 – que a pessoa diante de fatos, problemas e preocupações de outrem fique transtornado, preocupado, ou seja que lhe afete de alguma forma.

CRENÇAS PESSOAIS

São oriundas tanto da hereditariedade, bem como das sociais,  que se tornam verdades pelas experiências vivenciadas por cada ser humano. Ou seja, daquilo que o indivíduo, nasceu, cresceu convivendo ao logo da vida. Por exemplo;

1 -“Não sou capaz”
2 – “Ninguém gosta de mim”
3 – “Eu fui traído, não vou mais confiar em ninguém”
4 – “Nunca vou conseguir dinheiro suficiente” ou “não tenho dinheiro para nada”
5 – “Só é possível ganhar dinheiro fazendo coisas erradas”
6 – “Não tenho tempo para nada”
7 – “Não sou bom o suficiente”
8 – “Não sei tudo o que preciso”
9 – “Não consigo aprender isso”
10 – “Nunca vou conseguir alcançar meus objetivos ou realizar meus sonhos”
11 – “Tudo precisa ser perfeito”
12 – “Não consigo me organizar”
13 – “Eu não mereço sucesso ou coisas boas”
14 – “Não sei como resolver esse problema”
15 – “Eu não posso / não consigo / não sei fazer isso”
16 – “Sou muito velho para isso”
17 – “É melhor dar do que receber”
18 – “Sem trabalho duro não se consegue nada”
19 – “Os outros precisam mudar para minha vida melhorar”
20 – “Estou destinado a essa vida e a ser desse jeito porque essa é a situação da minha família e por isso, é a minha”
21 – “O mundo está em crise, e por isso tudo está muito difícil para mim”
22 – “Não tenho jeito para isso”
23 – “Não é possível viver do que se ama”
Na verdade é uma tarefa impossível enumerá-las, uma vez que as crenças limitantes, estão a nossa volta diariamente, como por exemplo:
·        “Depois não diga que não avisei”.
·        “Dinheiro não compra felicidade”,
·        “Dinheiro foi feito para se gastar”,
·        “Não sei lidar com dinheiro”,
·        “O dinheiro te deixa mal acostumado”.
·        “A maioria da minha família é gorda, por isso sou gorda(o)”
·        Diante do início de um negócio “não é o momento certo, afinal o país está em crise”, entre outras desculpas.

Estas crenças se transformam naquela a voz interior, dando uma sensação de frustração que fica nos atormentando cada vez que algo sai errado, diferente do previsto (ou até mesmo antes de as coisas acontecerem).


Segundo Dr. Augusto Cury (psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor, com livros publicados em 40 países: “A memória humana abre-se por janelas, que são pequenos territórios de leitura. Cada janela possui um grupo de arquivos que contém milhares de informações agregadas. Temos milhões de janelas no córtex cerebral”. 



“Algumas são belíssimas, geram prazer, coragem, respostas inteligentes. Outras são doentias, geram aflição, ódio, bloqueio. Às vezes, brota em nós uma alegria sem motivo ou uma tristeza sem causa. Por quê? Porque abrimos algumas janelas aleatórias durante o dia que produziram reações completamente distintas.” (A. Cury).


Devemos ter em mente que, errar, encontrar obstáculos, faz parte da nossa caminhada rumo a uma meta, ao objetivo a ser alcançado e consequentemente ao sucesso.


As pedras, as dificuldades, vão surgir com certeza no caminho, porém, devemos superá-las; contorná-las, faz parte do aprendizado, do crescimento, da conquista.

Dr. Augusto Cury, desenvolveu um programa denominado, FREEMIND, que quer dizer uma mente livre, é um programa que deriva de outros dois programas: o QC (quociente dos códigos da inteligência) e o QV (quociente das ferramentas que promovem a qualidade de vida). 

O objetivo do programa é “propiciar aos participantes o desenvolvimento de uma emoção saudável e a conscientização sobre o funcionamento da mente humana”.

Segundo o mestre das mentes: “Quando um pensamento perturbador, um aperto do peito, palavras ou imagens abrem arquivos doentios, o EU entra numa armadilha psíquica”.


São estas armadilhas que criam as crenças e nos impõe limites. Uma das formas mais eficazes de superar estas crenças limitantes, que são verdadeiras armadilhas psíquicas, criar crenças de apoio, quais sejam, libertadoras, positivas, contrárias às fixadas na mente.

Destacamos uma forma bastante eficaz que é o uso da técnica D.C.D

Essa incontestável técnica, além de muito significativa, atua positivamente na superação dos conflitos existenciais, foi desenvolvida pelo Dr. Augusto Cury e apresentada no seu magnífico livro “Seja líder de si mesmo”, onde autor fundamenta e sugere o uso da técnica do DCD: Duvidar, Criticar, Determinar.
  1. O primeiro passo para identificá-las – DUVIDE

   DUVIDAR das ideias dramáticas que muitas vezes alimentamos; DUVIDAR das circunstâncias, pensamentos e fatos que nos deixem deprimidos, tristes, magoados, ansiosos, perturbados, de sentimentos de inferioridade, de complexos que nos atormentam a vida.

2. O segundo é questioná-las – CRITIQUE

CRITICAR estes pensamentos, posturas e comportamentos; CRITICAR pensamentos negativos, ideia perturbadora, angústias, medos e inseguranças que surjam interiormente.

3. O terceiro é transformá-las – DETERMINE



DETERMINAR para encontrar harmonia consigo mesmo, encontrar o equilíbrio, que é feliz, sereno, tranquilo; com poder para conquistar o que mais ama; ser líder de si mesmo, não se deixar conduzir por pensamentos e ações negativas. DETERMINAR reações e comportamentos altruístas, ideias e posturas positivas que lhe tragam alegria, bem-estar e equilíbrio emocional.

Para tanto, se faz necessário, passar anteriormente pelo estado da dúvida e da crítica dos próprios pensamentos e sentimentos. Dr Augusto Cury, nos sugere a retirada para uma reunião íntima (duas vezes na semana ou dez a quinze minutos por dia) fazer uma viagem para o fundo de si mesmo. 


Escolher um local onde possa ficar em silêncio, e iniciar a viagem para interior para analisar e debater os próprios conflitos, dificuldades, problemas, neuroses, desafios, e, ir em busca de soluções, de caminhos para a libertação dessas possíveis travas psicológicas e emocionais. Por fim, devemos:

  • Transformar pensamentos negativos em ação positiva 
  •  Declarar aquilo que se quer invés daquilo que não quer.
  •  Usar o computador interno para reprogramar as crenças.

Recomendamos a rica leitura do livro: “Seja líder de si mesmo”, além é claro das inúmeras obras do ilustre autor, que fala sobre as janelas killer da nossa mente entre outros, que abordam assuntos ligados ao nosso tema de hoje.

Pare para pensar, e vai perceber que muitas das dificuldades e frustrações que enfrentamos ao longo das nossas vidas podem ter sido objeto de crenças limitantes


O tema é vastíssimo, não temos aqui a pretensão de esgotá-lo nesse pequeno artigo, sugerimos mergulhar e explorar o mundo fascinante do “conhece a ti mesmo” e  ser o líder da sua vida.


O Coaching é um treinamento eficaz para o alcance de seus objetivos, oferecendo ferramentas poderosas que agem na identificação das travas impeditivas, no entendimento, e na eliminação das crenças limitantes.



Faz sentido para você?

Gostou do assunto deixe seu comentário.

Quer saber mais? 

Ficaremos honrados com seu contato.

Fontes:
Livro: Seja líder de si mesmo – Autor AUGUSTO CURY
UniCesumar - Educação Emocional para uma Mente Livre – FreeMind- Programa idealizado pelo Dr. Augusto Cury