segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Advocacia é um negócio?


Autor: Gustavo Rocha

Só o título deste post já seria uma afronta ao código de ética da advocacia, já que a advocacia não pode e não deve ser mercantilista, algo que os negócios estão intimamente relacionados.


Será mesmo?


A advocacia está hoje para os negócios muito mais existente do que para qualquer atividade mercantilista. O fato de não poder ser mercantilista tem a ver com o princípio nobre da advocacia que é ser o instrumento pelo qual a sociedade busca a justiça. Ser advogado é um instrumento de paz social, de informação crítica, de conduta ilibada.


Sei que muitos não seguem estes preceitos, mas assim temos a nossa profissão como meta a ser alcançada.


Agora, como querer uma advocacia que traga paz social, informação e defesa dos direitos da sociedade, se a advocacia não se comunicar com a sociedade?


Isto mesmo, se comunicar com a sociedade!


É disto que a advocacia precisa: Ser mais atuante, mais direta, mais clara, objetiva e direcionada aos interesses sociais e economicos.


Querer que o advogado fique dentro do seu escritório sentado esperando o cliente chegar é um absurdo. Ninguém se comunica desta forma atualmente. Até mesmo as indicações que sempre foram os balizadores de clientes dos escritórios, hoje buscam outros pontos de apoio para existir, como eventos, palestras, redes sociais, sites, blogs, etc.


Antigamente apenas ser um bom advogado bastava e com o tempo seria reconhecido. Hoje, não basta apenas ser. Tem que aparentar ser.


A marca jurídica se constrói em cima de opiniões, sites, blogs, indicações do LinkedIn, quantas vezes foi curtido no Facebook, além de amigos e conhecidos que forjam tudo aquilo que aparenta ser. Se for tudo isto mesmo, se manterá. Se for um perfil fake, em breve cairá.


Então, como fazer para não cair no discurso que a advocacia não é um negócio? Simples: Vamos parar de tratar negócios como algo mercantilista.


Fazer negócios, estar próximos dos empresários, cidadãos e de bem que querem o desenvolvimento do país não é negociata ou mercantilismo.


Para um empresário, ter um advogado ao seu lado é sinal de confiança, conhecimento, paz, felicidade, enfim, satisfação pessoal. Quer dizer, ter uma pessoa pelo seu estudo, conhecimento, sabedoria ao seu lado é mercantilismo?


Óbvio que não!


A advocacia não faz negociatas ou mercantiliza o seu trabalho. A advocacia tem negócios próprios da sua profissão e principalmente em razão de estar próxima da sociedade deve ter o seu papel de informação e busca da paz social como premissa do seu dia a dia.


Temos que estar presentes nas redes sociais, mídias eletrônicas, ao lado de empresários e pessoas de bem para que o direito e justiça com paz social sejam uma realidade e não apenas palavras soltas ao vento.


A advocacia é um negócio? Sim, dentro do código de ética inclusive. Agora, quem vier com propaganda, negociatas e mercantilismo que procure a sua turma, que certamente não é a dos advogados.


______________________________________________


Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr


www.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br

/negocios-admin-artigos/advocacia-e-um-negocio-5141163.html


Perfil do Autor

Consultor nas áreas de gestao, tecnologia e qualidade.


Dicas jurídicas para Ipad e Iphone


Autor: Gustavo Rocha

Muitos já estão na febre dos Ipads e Iphones na advocacia. Cada vez mais encontro pessoas que compartilham esta tecnologia no seu dia a dia jurídico.


Resolvi, portanto, dar algumas dicas úteis de como utilizar estes instrumentos a seu favor no dia a dia, principalmente porque para mim, tecnologia tem que ser útil, senão não serve.


Divido em utilidades, cito o nome dos programas e como utilizá-los:


Como salvar seus arquivos e tê-los sempre a disposição?


Esta dica serve para Ipad e para Iphone. Utilize o Dropbox. O dropbox é um serviço on line que armazena os seus arquivos, tornando-os sempre disponíveis e atualizados. Como? Simples: instale o dropbox no seu computador (pode ser com windows, MAC ou Linux) e crie usuário e senha. Depois instale no seu Ipad e no seu Iphone, colocando o mesmo usuário e senha. Coloque todos os seus arquivos (até limite de 2 GB é gratuito) dentro da pasta dropbox (mantendo as pastas que criaste, de clientes, recursos, etc) que o dropbox fará um backup on line de todas as pastas. Depois disto feito, a mesma hierarquia das pastas estarão disponíveis no Ipad e no Iphone. Se algo for modificado no Ipad ou no Iphone, é feito upload para nuvem e automaticamente é atualizado no seu computador.


Ou seja, você sempre tem a sua mão seus arquivos atualizados, basta ter internet.


Como mexer nos arquivos?


Esta dica serve para Ipad. Gosto muito de usar o próprio Pages para mexer nos arquivos, embora um bom organizador e utilitário seja o office 2 HD. É útil, simples, não trava, bem prático mesmo. Procure na Apple Store por este nome Office2HD.


Utilizo o Office2HD, o Documents to go e o Pages para arquivos de texto e o Keynote para arquivos de apresentação. valem a pena.


Como navegar na internet?


O navegador oficial da Apple é o safari. Sabemos que ele não é tão bom assim, então surgem algumas opções. Esta dica é para Ipad. Gostei muito de usar o Skyfire. Prático e bem rápido. Realmente eficiente. Fica a dica!


Como usar as redes sociais?


Esta dica serve para Ipad e Iphone. Há programas nativos para Ipad e Iphone sobre twitter, facebook, etc. Eu uso o Hootsuite. Ele contempla todas as principais redes sociais em um único programa e se torna muito prático de usá-lo no Ipad ou Iphone. Até cinco contas, ele é gratuito.


Como acessar meu computador no escritório/em casa?


Um serviço muito útil pode ser acessar o seu computador em casa ou escritório. Recomendo o LogmeIn. Um programa simples, prático e leve para acessar o seu computador remotamente.


Como acessar um software jurídico?


Até hoje, o que conheço de software jurídico com versão para o Ipad é o CP-PRO. Funcionou adequadamente na versão de testes que utilizei. Vale a pena tentar, afinal, serão os processos, agenda, gestão a disposição no seu tablet ou celular…


Enfim,


Lembre-se que um Ipad ou Iphone não substituem por completo um computador, em especial um Macbook PRO, contudo, são excelentes ferramentas para desenvolver o nosso trabalho no dia a dia corrido que temos.


______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br

/negocios-admin-artigos/dicas-juridicas-para-ipad-e-iphone-5137393.html


Perfil do Autor

Consultor nas áreas de gestao, tecnologia e qualidade.